sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TODOS CONTRA O BICHO DA GRIPE!

Na Natureza, como sabes, muitos são os micróbios, vírus, fungos e bactérias que nos rodeiam e interagem com o nosso corpo. Uns amigos outros bem perigosos, ensinam-nos, no fundo, a ter mais respeito pelo nosso organismo e a aprendermos a conviver com os perigos.

No caso da gripe H1 N1, um vírus que se está a propagar por todo o planeta, as palavras-chave para o seu combate chamam-se: HIGIENE e PREVENÇÃO.

Aconselhamos-te a não partilhares os teus objectos pessoais: copos, alimentos, canetas, lápis, talheres, telemóveis, pacotes de bebidas, brinquedos e todo o material escolar. Se tiveres mesmo que partilhar livros, deixa-os em quarentena, durante, pelo menos 10 dias, sem lhes mexer. É o tempo necessário para que o material infectado fique com o vírus morto.

Desinfecta, com frequência material que usas, mesas, puxadores de portas, teclados e ratos de computador, telefones e telemóveis.

Lava as mãos com mais frequência, e quando tossires, vira a boca para o braço, ou usa o lenço de papel, que deve ser colocado imediatamente num caixote de lixo próprio para este efeito. Evita o uso de relógios e outros adereços, porque o vírus se mantem activo por oito horas, em superfícies externas ao corpo humano.

Sintomatologia

os sintomas deverão manifestar-se em conjunto de pelo menos três dos que se seguem, para que devas accionar a medida de urgência - contactar a linha de saúde 24 - 808 24 24 24.

NÃO SAIAS DE CASA SE TIVERES:

- Febre acima dos 38º
- dores de cabeça
- dores de garganta
- dores musculares (corporais)
- tosse
- diarreia ou vómitos

Para mais informações, consulta:

LER +
Sugestões de actividades
Biblioteca Digital
Nuno Escapa à Gripe A
Endereços úteis
GRIPENET
Microsite da Gripe

Sem comentários: