sexta-feira, 9 de março de 2012


1º bloco de 90 minutos: a turma apresentou, individualmente e a pares, textos da sua autoria no âmbito da temática “Avós – conto a várias mãos”.
A avó Emília (do aluno David Raimundo) esteve presente e partilhou episódios da sua vida de menina na azáfama do campo, numa luta por sobrevivência, feita de esforço e tenacidade, porque os avós são vencedores que transpuseram desafios na mais tenra idade, mostrando que o esforço traz bons resultados a seu tempo. E a história da avó Emília ensinou que onde todos ajudam, nada custa. Mostrou que a dádiva maior que se pode ter é a da fraternidade, da entreajuda, pela sobrevivência de todos, porque todos somos importantes e necessários. Vimos a “Vida Maria”, um videoclip que lembra a problemática ainda hoje visível em muitos países, de crianças que não vão à escola, não podem voar e realizar sonhos, porque não lhes é permitido pelos adultos, que teimam em repetir hábitos e maneiras de pensar ancestrais, sem se adaptarem e procurarem melhorar continuamente, em busca da perfeição.
A partilha foi intensa, profícua e relembrámos a necessidade de desenvolver o espírito analítico e crítico perante a vida e o que nos rodeia.
A nossa turma é brilhante porque somos atuantes, interventivos, seres pensantes e queremos modificar o mundo, torná-lo melhor a cada dia que passa.
2º bloco de 90 minutos:
A viagem ao passado, individual e coletiva feita por nós, trouxe a saudade. Saudade dos que partiram deste plano e nos deram colo. A partilha, apesar de feita com lágrimas, teve naquele momento um halo de brilho diferente. Todos soubemos respeitar a dor da perda de cada um. Mostrámos que somos pessoas com um coração enorme e um poder para amar e abraçar quem amamos daqui em diante sem esperar o melhor momento… porque todos os momentos, afinal, são bons e necessários. Aliviámos a alma do peso da culpa, porque a culpa é invenção dos crescidos, como o medo e o bicho papão. Somos, definitivamente, uma turma que ama os avós, estejam onde estiverem. Abraçamo-los, perdoamo-nos por não termos tido o tempo necessário para atuar mais depressa. Sabemos que todos os dias podemos estar com eles e que eles nos protegem como anjos. Chamamos Amor Incondicional. O colo dos nossos avós feito de discussões e pazes, ensinou-nos a Tolerância, a Harmonia e a Bondade. Pomos amor em tudo o que fazemos, porque somos seres de luz!

3º bloco de 45 minutos:
Quanta travessura aprontámos na infância, com os avós a compensar, a reencaminhar, a corrigir. Contar com os avós para viajar, contar histórias, cozinhar o nosso petisco… pactuar connosco nos segredos e travessuras, é maravilhoso. Como disse um de nós a certa altura: o avô perdoa, diz “tá bem, olha que para a próxima… toma lá uma nota de cinco…” e a mão é passada nos nossos cabelos a apaziguar culpas, a perdoar, a abençoar, porque afinal são mesmo anjos que vêm à terra.

Fevereiro de 2012
Cristina Rocha




Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free digital slideshow created with Smilebox

Sem comentários: