sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CYBERBULLYING



O que é o Cyberbullying?

A expressão "cyberbullying" carece de tradução formal em português. É uma palavra composta, sendo o "cyber" relativo ao uso das novas tecnologias de comunicação (correio electrónico, telemóveis, etc.) e o "bullying" relativo ao fenómeno dos maus-tratos por parte de um rufião ("bully") ou grupo de rufiões.

O cyberbullying consiste no acto de, intencionalmente, uma criança ou adolescente, fazendo uso das novas tecnologias da informação, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar outro qualquer acto mal-intencionado dirigido a outra criança ou adolescente.

Um cyberbully pode tornar-se, no momento seguinte, também ele uma vítima. É frequente os jovens envolvidos neste fenómeno mudarem de papel, sendo os maltratantes numa altura e as vítimas noutra.

Envolvendo três vectores (bully – vítima - novas tecnologias da informação e comunicação), o cyberbullying é um fenómeno em rápido crescimento, em particular no mundo da Internet.

Por ser um fenómeno que envolve crianças e adolescentes, com todas as sensibilidades e percursos desenvolvimentais cruciais próprios destas idades, carece de especial atenção por parte de todos os pais e educadores. Embora sejam, na sua maioria, eventos ultrapassáveis, algumas vítimas de bullying chegam a tentar o suicídio, provando que não devemos encarar tal situação de ânimo leve.

Quando a vitimização envolve adultos, passa a ter a designação de "cyber-harrassment" ("assédio cibernético") ou "cyberstalking" ("perseguição cibernética"), tendo, contudo, as mesmas características. Por tal, as sugestões apresentadas servem também para estes casos.

Sugerimos-te que visites o site CYBERBULLYING, escrito em língua inglesa, e com muita informação sobre este assunto!

Sem comentários: