quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Links com ideias e não só!!!!


[http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Farol_Montedor.JPG]




Trabalhos sobre o Mar realizados por outros alunos
O nosso maravilhoso planeta Terra
Infografia sobre a bandeira azul - há 25 anos a ir a banhos de qualidade
Infografia sobre a poluição dos mares












Museu da Marinha
Marinha Portuguesa
Aquário Vasco da Gama
Oceanário
Zoomarine - Algarve

Maiores aquários do mundo
A vida de Tartaruga
Ciclo de vida das tartarugas
Cavalo Marinho - o super-pai
Bio curiosidades
Algas - na cozinha, como medicamento, como fertilizante, as algas têm imensos aproveitamentos que nem sempre conhecemos.
Rainbow Warrior
GreenPeace




A caminho do atol de Mururoa, Fernando é assassinado no barco que segue o Rainbow Warrior. Apenas queriam manifestar repúdio pelos testes nucleares que ali a França fazia.







Ao visionar este filme, só me apetece pedir desculpa às gerações que hoje aprendem connosco. Desculpa por termos tido um passado tão tolo. Peço aos jovens de hoje, que não repitam as loucuras de antigamente, para que possam viver num mundo belo, em equilíbrio com a Natureza.













Cara(o)s colegas,
«À semelhança dos anos anteriores, entre 4 e 15 de Março, decorre a Quinzena da Leitura 2013, sendo que o PNL convida as escolas a criarem ambientes festivos em que se celebram a leitura e os livros.
A 7ª Edição da Semana da Leitura, centrada no MAR, propõe, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões muito diversificadas e transversais relacionadas com esta temática.
No âmbito desta iniciativa, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, promove o Concurso Eu Escrevo subordinado ao tema «Ler o MAR». Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a LEITURA e o MAR nas suas múltiplas dimensões.
O desenvolvimento de atividades realizadas no âmbito da Semana da Leitura poderá beneficiar, entre outras, com as sugestões de atividades propostas no Kit do Mar disponíveis no sítio eletrónico da EMEPC, apresentadas em fichas como “Mergulhar com a Menina do Mar”, “A arte e o mar!” ou “Mar de palavras”.
O Regulamento deste concurso poderá ser consultado no sítio ESCOLAS, do portal do Plano Nacional de Leitura. A inscrição faz-se através do preenchimento de um formulário disponível no SIPNL, a partir do dia 3 de Janeiro de 2013. Lembramos que o prazo para apresentação dos trabalhos terminará no dia 31 de Março.









[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/N.R.P._Sagres%2C_navio-escola._For%C3%A7as_Armadas_Marinha_Portuguesa..jpg] [acedida em 17-01-2013]


“O Museu de Marinha faz anos!”
Neste ano de 2013 o Museu de Marinha comemora 150 anos. Na evocação desta efeméride o Serviço Educativo pretende eleger 150 objectos representativos das colecções do Museu de Marinha, aos olhos dos nossos mais jovens visitantes.
A QUEM SE DESTINA:
· Este projecto destina-se a todas as turmas, de todos os graus de ensino, que visitem o Museu durante este ano de 2013, seja em contexto de visita orientada, ou em visita livre.
COMO PARTICIPAR:
· Para inscrever a sua turma só tem de responder a este email indicando os seguintes elementos:
- Agendar a visita do seu grupo ao Museu (ou indicar a data da visita, caso já esteja agendada).
- Identificação da Escola.
- Identificação da turma (nº de alunos e ano de escolaridade).
- Nome do Professor responsável.
- telefone e email para contacto.
· Durante ou após a visita, os alunos (individualmente ou em grupo) deverão seleccionar objectos que depois, na escola, irão trabalhar, explorando as suas diferentes dimensões.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
· Os objectos seleccionados serão “objectos-geradores” que potenciarão a descoberta e construção de conhecimento, estreitando laços entre a Escola e o Museu, numa perspectiva interdisciplinar.
· Na escola e/ou em casa, com o apoio do/s docente/s envolvidos e do Serviço Educativo do Museu, exploram o objecto.
· Definem campos de pesquisa, recolhem informações e cruzam conhecimentos, a partir de fontes diversas: livros, revistas, fotografias, eventuais visitas a outros museus e outros espaços.
· Produção e apresentação final do trabalho: Pode ser um cartaz, um modelo em 3D, um texto, algo que mostre de forma criativa, os conhecimentos apreendidos (e aprendidos!) a partir daquele objecto.
EXPOSIÇÃO:
· No final do ano lectivo serão seleccionados os 150 objectos e respectivas produções a eles associadas, para uma exposição de trabalhos escolares.
· Os trabalhos deverão ser realizados em suporte material, em 2D ou 3D, e poderão ser entregues até à 3ª semana de junho.
Mobilize os seus alunos na participação desta Festa de Aniversário do Museu de Marinha!
Para mais informações e marcações de visitas, contacte o Serviço Educativo.
Olímpia Gordon Pinto
Serviço Educativo
Descrição: logoSE
MUSEU DE MARINHA
Praça do Império
1400-206 Lisboa
Portugal

Sem comentários: