sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Bullying e nós

Tantas são as vezes em que nos queixamos de que as nossas crianças apenas fazem uso de atitudes violentas, nas suas brincadeiras diárias, que hoje me pus a pensar...
Mania de adulto, esta de olhar apenas para o "cisco no olho do outro". Temos, por norma, a tentação de apontar erros aos outros, sem nunca olharmos para as nossas atitudes menos correctas.

uma criança age em função do que lhe mostramos. O próprio medo, é incutido na criança pelo adulto que quer que ela come:
- Come ou o papão vem e leva-te num saco!

Sejamos então sensatos, e tratemos de crescer enquanto pessoas, fazendo um acto de contrição, arrependimento e alteração de posturas, pensando bem, no que fazemos quando, do alto da nossa sabedoria, exercemos sobre os "baixinhos" atitudes de "quero, posso e mando"!

Com isto, não pretendo dizer que somos todos prepotentes no dia a dia. Mas pais e professores muitas das vezes, na maioria dos momentos de uma forma inconsciente, fazemos prevalecer o facto de sermos mais velhos para exigir que se acate determinada ordem, quando ela é vazia de conteúdo sensato.

Quando temos a tentação de responder: "- Fazes assim, porque eu mando!", tenhamos a capacidade de reflectir: "Estarei a ser um ser equilibrado e respeitador das liberdades do outro?"


Bom fim de Semana







Sem comentários: