quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Links com ideias e não só!!!!


[http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Farol_Montedor.JPG]




Trabalhos sobre o Mar realizados por outros alunos
O nosso maravilhoso planeta Terra
Infografia sobre a bandeira azul - há 25 anos a ir a banhos de qualidade
Infografia sobre a poluição dos mares












Museu da Marinha
Marinha Portuguesa
Aquário Vasco da Gama
Oceanário
Zoomarine - Algarve

Maiores aquários do mundo
A vida de Tartaruga
Ciclo de vida das tartarugas
Cavalo Marinho - o super-pai
Bio curiosidades
Algas - na cozinha, como medicamento, como fertilizante, as algas têm imensos aproveitamentos que nem sempre conhecemos.
Rainbow Warrior
GreenPeace




A caminho do atol de Mururoa, Fernando é assassinado no barco que segue o Rainbow Warrior. Apenas queriam manifestar repúdio pelos testes nucleares que ali a França fazia.







Ao visionar este filme, só me apetece pedir desculpa às gerações que hoje aprendem connosco. Desculpa por termos tido um passado tão tolo. Peço aos jovens de hoje, que não repitam as loucuras de antigamente, para que possam viver num mundo belo, em equilíbrio com a Natureza.













Cara(o)s colegas,
«À semelhança dos anos anteriores, entre 4 e 15 de Março, decorre a Quinzena da Leitura 2013, sendo que o PNL convida as escolas a criarem ambientes festivos em que se celebram a leitura e os livros.
A 7ª Edição da Semana da Leitura, centrada no MAR, propõe, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões muito diversificadas e transversais relacionadas com esta temática.
No âmbito desta iniciativa, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, promove o Concurso Eu Escrevo subordinado ao tema «Ler o MAR». Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a LEITURA e o MAR nas suas múltiplas dimensões.
O desenvolvimento de atividades realizadas no âmbito da Semana da Leitura poderá beneficiar, entre outras, com as sugestões de atividades propostas no Kit do Mar disponíveis no sítio eletrónico da EMEPC, apresentadas em fichas como “Mergulhar com a Menina do Mar”, “A arte e o mar!” ou “Mar de palavras”.
O Regulamento deste concurso poderá ser consultado no sítio ESCOLAS, do portal do Plano Nacional de Leitura. A inscrição faz-se através do preenchimento de um formulário disponível no SIPNL, a partir do dia 3 de Janeiro de 2013. Lembramos que o prazo para apresentação dos trabalhos terminará no dia 31 de Março.









[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/N.R.P._Sagres%2C_navio-escola._For%C3%A7as_Armadas_Marinha_Portuguesa..jpg] [acedida em 17-01-2013]


“O Museu de Marinha faz anos!”
Neste ano de 2013 o Museu de Marinha comemora 150 anos. Na evocação desta efeméride o Serviço Educativo pretende eleger 150 objectos representativos das colecções do Museu de Marinha, aos olhos dos nossos mais jovens visitantes.
A QUEM SE DESTINA:
· Este projecto destina-se a todas as turmas, de todos os graus de ensino, que visitem o Museu durante este ano de 2013, seja em contexto de visita orientada, ou em visita livre.
COMO PARTICIPAR:
· Para inscrever a sua turma só tem de responder a este email indicando os seguintes elementos:
- Agendar a visita do seu grupo ao Museu (ou indicar a data da visita, caso já esteja agendada).
- Identificação da Escola.
- Identificação da turma (nº de alunos e ano de escolaridade).
- Nome do Professor responsável.
- telefone e email para contacto.
· Durante ou após a visita, os alunos (individualmente ou em grupo) deverão seleccionar objectos que depois, na escola, irão trabalhar, explorando as suas diferentes dimensões.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
· Os objectos seleccionados serão “objectos-geradores” que potenciarão a descoberta e construção de conhecimento, estreitando laços entre a Escola e o Museu, numa perspectiva interdisciplinar.
· Na escola e/ou em casa, com o apoio do/s docente/s envolvidos e do Serviço Educativo do Museu, exploram o objecto.
· Definem campos de pesquisa, recolhem informações e cruzam conhecimentos, a partir de fontes diversas: livros, revistas, fotografias, eventuais visitas a outros museus e outros espaços.
· Produção e apresentação final do trabalho: Pode ser um cartaz, um modelo em 3D, um texto, algo que mostre de forma criativa, os conhecimentos apreendidos (e aprendidos!) a partir daquele objecto.
EXPOSIÇÃO:
· No final do ano lectivo serão seleccionados os 150 objectos e respectivas produções a eles associadas, para uma exposição de trabalhos escolares.
· Os trabalhos deverão ser realizados em suporte material, em 2D ou 3D, e poderão ser entregues até à 3ª semana de junho.
Mobilize os seus alunos na participação desta Festa de Aniversário do Museu de Marinha!
Para mais informações e marcações de visitas, contacte o Serviço Educativo.
Olímpia Gordon Pinto
Serviço Educativo
Descrição: logoSE
MUSEU DE MARINHA
Praça do Império
1400-206 Lisboa
Portugal

guia de indicações bibliográficas





GUIA PARA A ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





Guia para a elaboração de referências bibliográficas .[Em linha]. [consult.22 mar.2003].
Disponível em WWW: [URL:http://www.sdum.uminho.pt/site/bibum/bibum.asp]


Esquema orientador para realização de trabalhos

O MAR - trabalho de motivação e organização de pesquisa para apresentar na quinzena da leitura

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Lista de livros existentes na BE para consulta, pesquisa de informação e apresentação de trabalhos - Quinzena da Leitura 2013


Lista de bibliografia para o MAR

Classe 0 - Generalidades
030

* atlas básico de geografia física
* atlas básico de fósseis e minerais
* atlas de oceanos
* enciclopédia
* atlas escolar
* atlas enciclopédico escolar
* dicionário de ciência
* dicionário Infantil do ambiente
* dicionário de Geografia
* O meu primeiro Larousse
* O mundo das plantas
* Enciclopédia da ciência
* Ecologia passo a passo
* O sal passo a passo
*

Classe 8 – Literatura:
82-93

·       O Clube das chaves mergulha nos oceano – 82-93 GON
·       História dentro de uma Garrafa – 82-93 HON
·       Charles Darwin (col. Chamo-me) – 82-93 CHA
·       Marco Polo (col. Chamo-me) – 82-93 CHA
·       Júlio Verne (col. CHA) – 82-93 CHA
·       Vasco da Gama (col. Chamo-me) – 82-93 CHA
·       Ulisses – Mª Alberta Menéres – 82-93 MEN
·       Infante D. Henrique (col. Nomes com História) – 82-93 NOM
·       Padre António Vieira (col. Nomes com História) – 82-93 NOM
·       História da Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar – Luís Sepúlveda – 82-93 SEP
·        As Naus de Verde Pinho – Manuel Alegre – 82-1 ALE
·       O peixe azul – Margarida Fonseca Santos – 82-93 SAN
·       Os Lusíadas - Camões – 82-1 CAM
·       A Menina do Mar – Sophia de Mello B Andresen – 82-93 AND
·       Histórias da Terra e do Mar – Sophia de Mello B Andresen – 82-93 AND
·        A Odisseia  - João de Barros – 82-93 BAR
·       Brites e Joane – Aventura em Macau – 82-93
·       Barbatanar nas cores do arco-íris – Carlos Canhoto – 82-93 CAN
·       Pirá, a piranhita desdentada - Carlos Canhoto –
82-93 CAN
·       No arquipélago das maravilhas – 82-93 CAN
·       Robinson Crusoe – Daniel Dafoe
·       Sexta-feira ou a vida Selvagem- Michael Tournier
·       Papalagui
·       À volta do mundo em 80 contos – 821-1 JAN
·       À volta do Mundoem oitenta dias – Júlio Verne – 82-93 VER
·       Piratas e corsários – Ana Mª Magalhães – 82-93 MAG
·       Rainbow Warrior – 82-93 MAR
·       Um amigo Invulgar – 82-93 SAN
·       A Perola – Steinbeck – 82-93 STE
·       Quem me dera ser Onda – Manuel Rui
·       Rio das framboesas – 82-93 VER




Periódicos 050:

·       Super Interessante revista – 050 SUP
·       National Geographic Magazine – 050 NAT
·       Courrier International – 050 COU
·       Visão – 050 VIS
·       Jornal de letras – 050 JOR



Ciências exatas em geral 501:


Dossier documental Ambiente 2 - O livro
Plant and Anumals ways - Child Horizon
Dicionário de Ciências - Biologia e Geologia - Porto Editora
Dokeo - Proteger a Terra - Edicare
A Terra - Dinalivro
A História da vida - Um percurso sem fim - Caminho
Passeio Aleatório Pela Ciência do dia a dia - Nuno Crato - Gradiva
Aventuras de gota a gota - A água um bem precioso - Ministério do Ambiente - Instituto da água
Mundo fantástico - Oceano - Civilização
Mundo fantástico - Baleias e golfinhos - Civilização
Fenómenod atmosféricos - Plátano
Água - Desenvolvimento e bem estar - GPPAA
Enciclopédia da vida nos oceanos - Circulo de Leitores
A vida secreta dos animais à beira mar - Bertrand
A vida na Terra - David Attenborough - Seleções do Riders Digest
Enciclopédia dos animais selvagens - Os oceanos - Everest Editora
Uma Verdade inconveniente - Al Gore - Gradiva
O futuro do nosso clima - O Homem e a atmosfera - Instituto do Ambiente
A poluição - Biblioteca Salvat de grandes temas
O livro da Terra - Alicerce Editora










Nota: a lista está em permanente atualização.




O Mar... só o Mar!

Viva, 


Começamos este 2º período convidando-te a explorar algo imenso, belo, sereno e rico. O MAR!
Sejamos honestos, nascemos pertinho dele, visitámo-lo, banhamo-nos nele, comemos o que nele existe e raramente nos damos ao trabalho de o observar com "olhos de ver", nem tão pouco o respeitamos e lhe agradecemos a generosidade.

Seguem links de vídeos, de sítios com informação diversificada, o KIT do MAR, com propostas de trabalhos que podes realizar com a tua Turma. A Tua BE tem imensos projetos a propor. Vamos encher a escola com trabalhos (excertos de livros, listas bibliográficas, filmes, prezi, powerpoints, leituras, imagens, livros pop-up, visitas de pessoas ligadas ao mar, entrevistas, notícias para jornais, concursos de poesia e prosa... tudo o que a tua imaginação possa tocar. Vamos mergulhar no azul e crescer em conhecimento?



http://www.youtube.com/watch?v=ylhltKqagcU - vídeo de presentação de Trabalhos 
 Seminário Kit do Mar 2012 - Cascais











quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Oficina da Mente, um blog a visitar assiduamente!

No Blog da Officina da Mente, poderás encontrar um imenso "mar" de informações pertinentes acerca do estudo, das capacidades da mente, plágio (como evitar) entre outros assuntos. Fiquei fã. Convido-te a descobrir que tipo de Aprendiz és tu, por exemplo. Com este trabalho poderás adequar as estratégias de estudo e melhorar os teus resultados.